terça-feira, agosto 01, 2006

Cenário Alternativo

Esse texto foi escrito para minha coluna de estréia no site do programa "Se Divirta na TV!"É uma viagem sobre "alternatividades".Até que ficou legal!


Salve, Salve comunidade! Como diria o grande filosofo musical, poeta e profeta baiano Raul Seixas; “Viva a Sociedade Alternativa!” Viva!E hoje temos um motivo a mais para comemorar.O jornal do Se divirta, de forma muito democrática e empreendedora, esta abrindo suas portas para o cenário musical alternativo de Salvador.A partir desse mês teremos um espaço para divulgação de bandas, eventos, encontros e discussões sobre tudo que acontece nesse rico e ainda pouco conhecido cenário artístico de Salvador.Por isso Se Divirta vou logo avisando: a comunidade agradece!
Talvez não seja o seu caso, caro leitor, mas vamos imaginar agora que alguém ao começar a ler essa matéria levante o seguinte questionamento: “Poxa legal! Os alternativos conquistaram um espaço maneiro para o divulgar o trabalho deles. Bacana. Mas perai... Oque significa ser alternativo?” Ai é que esta o “problema”.
Ser alternativo... É muito difícil definir o que é ser alternativo.Para tentar achar uma luz vejamos o que diz o dicionário: alternativo 1. Aquilo que alterna 2. Aquilo que diz ou faz com alternação 3. Que permite escolha.
Que permite escolha.Não que isso defina totalmente o que é ser alternativo, mas com certeza é um bom começo: Ser alternativo é se permitir escolher.
“Tudo bem!” Pensou agora, menos confuso, o nosso leitor imaginário.Mas ele queria mais e se perguntou ”Mas que escolhas são essas?” Pergunta pertinente e que merece uma resposta escolhida a dedo.
Escolher por caminhos diferentes.Escolher por caminhos pouco convencionais, que fogem do trivial.Não é preciso pensar em demasia para perceber que isso vai variar muito com o estilo de vida de cada um.Até porque oque é diferente pra mim pode ser comum a você. Mas uma coisa é certa, a nossa definição esta ganhando forma e aqui esta ela disponível na versão atualizada: Ser alternativo é se permitir escolher por caminhos diferentes.Fugir da trivialidade
Mas não é só isso.Ser alternativo não depende apenas das mudanças de hábitos.Não adianta nada mudar a forma de agir sem antes mudar o que de fato é o mais importante e também o mais difícil de ser mudado: a forma de se pensar!Certa feita li uma passagem que dizia: “A liberdade é um estado de espírito. Existem homens livres presos em celas escuras da mesma forma como existem homens presos andando livremente pela rua”.Não há questões burocráticas implícitas nessa passagem.Apenas um lembrete; a liberdade esta em sentir-se livre. Livre para viver intensamente cada minuto de forma positiva e harmoniosa.Livre para viajar, trabalhar, estudar, curtir.Livre para concluirmos com êxito a nossa definição: Ser alternativo é se permitir escolher por caminhos diferentes.Fugir do trivial, ser livre.
É isso!E para que você possa usufruir cada vez melhor dessa liberdade é que nós estamos aqui para colocar vocês “no canal” do que ha de melhor na nossa cena.Como se diz em linguagem “orkuteira” joy it!Aproveitem a vida independente de qualquer coisa.A escolha é de vocês!

3 comentários:

Anônimo disse...

Compadre
essa bruta flor é o seu eterno porto seguro, sua verdade mais pura, seus passos mais expressivos na história da vida. Sou feliz por ter te conhecido e mais feliz ainda por ter vc como amigo-irmão e compadre. Vamos guerreiro! Vamos à luta! Onde há dois, um não morre só!

Te amo brother!
JP

Anônimo disse...

domingo de chuva...mais d uma hora na internet procurando alg coisa interessante,finalmente encontrei!parabéns pelo texto!!!de forma abrangente,vc fala muito bem sobre o "alternativo",q realmente tem crescido aki em salvador...
parabéns tb pela banda,por todas as suas musicas lindas...
ate hj so fui a um show,da Mosiah...na concha,abertura do show de nando reis...foi pouco,mas foi muito bom! abraço!!!

Anônimo disse...

Salve,Salve..Me identifiquei muito com o tema, pois vivemos em uma sociedade que precisa dos rótulos para definir sentimentos, comportamentos,tudo.. partindo sempre de uma referência de um ponto de vista..o da unanimidade o da generalização que julga e por vezes estigmatiza posições e escolhas já revelando sua ideologia deturpadora e dissimuladora da pura e inigualável verdade que há em cada um de nós hehe e ao ler esse texto pude desvelar uma certeza inconsciente, latente que encontrou caminhos diferentes ao refletir sobre o quanto é opaco o trivial que apaga e ofusca a beleza da diferença e é por tudo isso que agradeço por compartilhar tão bem vindas palavras.. agora me sinto ainda mais livre... vibração positiva e muito axé